Saúde por Amely Degraf Terra


Frutas para colorir a vida e torná-la mais saudável:

Olá pessoal, estamos de volta com nossa coluna e hoje vamos falar das clássicas e maravilhosas frutas.

Elas alem de colorir nossa vida, trazem saúde!
As frutas, verduras e legumes devem estar presentes todos os dias nas refeições dos brasileiros

O ideal é que possamos comer 5 frutas diferentes por dia.
As frutas tem tantas vantagens que surpreende ate os mais céticos, como:

- rica em fibras, que são como vassourinhas no nosso intestino, e é sempre bom mantermos o corpo limpo
- rico em vitaminas e minerais que são cofatores de todos os processos metabólicos do corpo, portanto ate você marombeiro que esta tentando ganhar massa necessita delas
- tem baixa calorias (no geral) e baixo índice glicêmico que contribuem para manutenção do peso e da saúde
- ricas em água contribuindo para nossa hidratação diária
- a mastigação das frutas contribuem para saciedade e para musculatura facial
- quer ficar bonita? Frutas todos os dias!!!

Infelizmente, a ingestão destes alimentos pela população brasileira é relativamente baixa. As famílias de maior renda consomem o valor mínimo recomendado, mas quando comparada o nível de ingestão entre essas famílias e as de menor renda, percebemos que as primeiras, por possuir um maior poder aquisitivo bem como nível educacional, chegam a consumir até seis vezes mais destes alimentos que as últimas, revelando assim uma grande carência em sua alimentação (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2004a).

Diante dos benefícios apresentados através da ingestão desses alimentos vê-se a necessidade de incluirmos mais vezes nas refeições e verificar os resultados positivos na saúde! Então vamos todos nós ingerirmos mais frutas, ofertarmos aos nossos filhos, amigos, namorados, maridos – campanha; Dê uma fruta pra sua saúde!!!




Abraços nutricionais
Amely Degraf Terra
Nutricionista
CRN91762






Gustavo Delfino: Atividade física aeróbica.




Ola pessoal do blog mulher Uberaba, hoje nosso assunto vai ser atividade física aeróbica, quais seus mitos e qual suas verdades. Exercício aeróbico é aquele que se realiza aumentando o ingresso de oxigênio no organismo. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr e pedalar são alguns dos exemplos de exercícios aeróbicos. Exercícios aeróbios típicos são contínuos e prolongados, realizados com movimentos não muito rápidos (corrida, ciclismo, natação). Nestes exercícios, mais a duração e menos a velocidade dos movimentos, podem ser manipuladas para caracterizar a atividade como suave, moderada ou exaustiva.

Benefícios provenientes do exercício aeróbico:
•   Queima de gordura.
•   Redução do estresse, depressão e ansiedade.
•   Melhora do humor e do sono.
•   Melhora do sistema imunológico.

Características dos exercícios aeróbicos em sentido amplo:
Os exercícios aeróbicos usam grandes grupos musculares ritmicamente e continuamente, e elevam os batimentos cardíacos e a respiração durante algum tempo.
Pense no exercício aeróbico como sendo longo em duração e baixo em intensidade.

  Dentre algumas das atividades aeróbicas mais comuns estão: andar, correr, pedalar e remar.
Além dos benefícios para a queima de gordura, os exercícios aeróbicos são muito benéficos também para melhorar a saúde de modo geral.

Características da Ginástica aeróbica

É uma ginástica composta por exercícios que estimulam a melhora do desempenho cardiovascular através do incremento do uso do oxigênio pelo corpo do indivíduo e permitindo que o coração trabalhe de forma mais compassada.

Para que as rotinas de treinamento aeróbico possam produzir adaptações na direção desejada, torna-se necessário estabelecer combinação entre componentes básicos: freqüência, duração e intensidade dos esforços físicos. Isso quer dizer que é necessário ir com freqüência de pelo menos 3 vezes por semana, com duração determinada e intensidade. Por isso que muitas pessoas que fazem caminhada a muito tempo do mesmo jeito não conseguem ver resultados.
Qualquer treinamento aeróbico e atividade física precisa de uma prescrição de treino correta para que os objetivos apareçam e os resultados sejam satisfatórios. Por isso sempre friso a necessidade do acompanhamento de um profissional de educação física, mesmo que você não matricule em uma academia, contrate para fazer uma consulta e prescrever exercícios para que você mesmo fazendo caminhada em um parque tenha resultados.


Abraços fortes,
Gustavo Delfino




Ola pessoal estamos de volta com nossa coluna e hoje vamos falar das clássicas e maravilhosas frutas.
Elas alem de colorir nossa vida, trazem saúde !!
As frutas, verduras e legumes devem estar presentes todos os dias nas refeições dos brasileiros
O ideal é que possamos comer 5 frutas diferentes por dia.
As frutas tem tantas vantagens que surpreende ate os mais céticos, como:
-  rica em fibras, que são como vassourinhas no nosso intestino, e é sempre bom mantermos o corpo limpo
- rico em vitaminas e minerais que são cofatores de todos os processos metabólicos do corpo, portanto ate você marombeiro que esta tentando ganhar massa necessita delas
- tem baixa calorias (no geral) e baixo índice glicêmico que contribuem para manutenção do peso e da saúde
- ricas em água contribuindo para nossa hidratação diária
- a mastigação das frutas contribuem para saciedade e para musculatura facial
- quer ficar bonita? Frutas todos os dias!!!
 Infelizmente, a ingestão destes alimentos pela população brasileira é relativamente baixa. As famílias de maior renda consomem o valor mínimo recomendado, mas quando comparada o nível de ingestão entre essas famílias e as de menor renda, percebemos que as primeiras, por possuir um maior poder aquisitivo bem como nível educacional, chegam a consumir até seis vezes mais destes alimentos que as últimas, revelando assim uma grande carência em sua alimentação (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTÁTISTICA, 2004a).
Diante dos benefícios apresentados através da ingestão desses alimentos vê-se a necessidade de incluirmos mais vezes nas refeições e verificar os resultados positivos na saúde! Então vamos todos nós ingerirmos mais frutas, ofertarmos aos nossos filhos, amigos, namorados, maridos – campanha; 
Dê uma fruta pra sua saúde!!!

Abraços nutricionais
Amely Degraf Terra
Nutricionista
CRN91762




18/02/13 - Queridas amigas, leitoras do Blog Mulher Uberaba, para iniciar nossa semana com o pé direito, como sempre, trago uma matéria especial sobre cosméticos orais, da farmacêutica Ana Carolina Damasceno Costa. 

Espero que gostem e que seja útil. Leiam abaixo... boa leitura!

Um dos apelos dos "cosméticos orais" é a utilização de substâncias encontradas em plantas e em alimentos com propriedades funcionais. Os medicamentos fitoterápicos são produtos industrializados obtidos a partir de plantas medicinais. Como todo medicamento, os fitoterápicos também possuem efeitos colaterais e podem causar reações como enjôos, irritações, edemas e intoxicações. Os medicamentos fitoterápicos devem ser usados com critério e com acompanhamento de um profissional de saúde, tais como nutricionistas, médicos ou farmacêuticos. 


Esses ativos podem ser usados isoladamente ou associados, de acordo com a prescrição médica ou de um nutricionista. A dose diária será adequada pelo médico ou nutricionista de acordo com as necessidades de cada pessoa. Eles podem ser encontrados em drogarias e farmácias de manipulação. 


Licopeno 

É um carotenóide, substância relacionada ao caroteno, pigmento que dá a cor avermelhada ao tomate, à melancia, à beterraba etc. Existe em grande concentração no tomate vermelho. Sua propriedade antioxidante ajuda a minimizar os danos dos radicais livres promovendo a melhora da aparência da pele. Sua dose usual é de 5 a 10 mg duas vezes ao dia. 

Chá verde 

As folhas do chá verde possuem cerca de 30% de compostos polifenólicos, principalmente catequinas, que podem bloquear as alterações celulares que dão origem aos tumores. O efeito antienvelhecimento é explicado pela alta concentração de antioxidantes, mas ainda não há estudos conclusivos sobre as quantidades que devem ser ingeridas para provocar efeitos. Sua dose usual é de 500mg duas a três vezes ao dia. 

"Polypodium leucotomos" 

Nome de uma planta semelhante à samambaia, que cresce na América Central. Já é usada há algum tempo em medicamentos para psoríase, por isso já passou por estudos científicos mais abrangentes. Observou-se que a ingestão do extrato, em doses menores do que as usadas nos medicamentos, pode proteger a pele dos efeitos da radiação solar. Devido a essa propriedade, é considerado fotoprotetor oral. Seu uso via oral não substitui a aplicação de fotoprotetores tópicos, mas potencializa os mesmos. Sua dose usual é de 240mg ao dia. 

Pomegranato 

O Pomegranato ou Extrato de Romã, possui antioxidantes que protegem contra doenças degenerativas. Extraído da casca de romã com grandes quantidades de antioxidantes, o pomegranato atua como antienvelhecimento e preventivo contra doenças degenerativas, como por exemplo o Mal de Alzheimer. Sua dose usual é de 100 a 300mg duas vezes ao dia. 

Resveratrol 

O Resveratrol é uma substância encontrada na casca da uva vermelha e presente, em vários derivados deste fruto, como por exemplo, o vinho tinto. Descoberto há algumas décadas, esta substância atrai os olhares da mídia e da comunidade científica devido à suas propriedades benéficas que funcionam como um ótimo medicamento natural preventivo para várias doenças e ainda auxilia na longevidade celular. O resveratrol possui comprovadas propriedades antioxidantes e antiinflamatórias e, segundo estudos recentes, pode prolongar a longevidade celular em até 40% se consumido diariamente. Sua dose usual é de 10mg ao dia. 

Pycnogenol 

O Pycnogenol ou Extrato de Pinus pinaster, é um extrato natural da casca do Pinheiro marítimo rico em bioflavonóides, sendo um potente antioxidante. Pesquisadores descobriram que o Extrato de Pinus pinaster é de grande valor para a saúde das artérias e da pele, mas o mais importante é que ele combate os radicais livres preservando a integridade celular e atuando de forma sinérgica com uma série de nutrientes essenciais. O Extrato de Pinus pinaster mostrou ser 50 vezes mais potente que a vitamina E, e 20 vezes mais potente que a vitamina C na ação anti-radicais livres. Ele melhora a hidratação e a elasticidade da pele através do aumento da síntese de ácido hialurônico e colágeno. Sua dose usual é de 35 a 140mg ao dia. 


Fontes: CID YAZIGI SABBAG, da Sociedade Brasileira de Laser e diretor do Centro Brasileiro de Psoríase; JOCELEM SALGADO, presidente da SBAF (Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais); SÍLVIA FRANCISCATO COZZOLINO, presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição) e professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (Universidade de São Paulo) - Folha de São Paulo 

Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste post têm caráter meramente informativo. Elas não substituem um aconselhamento e o acompanhamento individualizado de profissionais de saúde (médicos, nutrólogos, nutricionista, farmacêuticos). 

Ana Carolina Damasceno Costa 
Farmacêutica 
CRF 142158




Olá, bom dia, nessa segunda-feira linda!!!






Vamos dar umas dicas:


•  Consuma muita água, água de coco, isotônicos e sucos naturais para se manter hidratado.  Recomenda o consumo diário de pelo menos dois litros de água ou suco de frutas "para compensar a perda de água que é maior no período de verão".



•  Dê preferência a refeições leves à base de carboidratos, que mantêm o pique e ainda dão energia.

•  Fuja das frituras e alimentos gordurosos.

•  Prepare um lanche leve, rico em carboidratos como um bolo de chocolate, por exemplo, além de uma fruta, para consumir antes de sair de casa.

•  Leve um alimento que possa ser carregado no bolso, frutas desidratadas ou barras alimentares, para o salão ou avenida. Ela vai ser seu combustível reserva para você não ficar muito tempo sem comer nada.

•  Evite carnes mal passadas ou cruas (carpaccio, sushi e sashimi), molhos, alimentos expostos ao ar livre para reduzir o risco de uma intoxicação alimentar.

•  Café da manhã - A primeira refeição do dia deve ser farta e rica em carboidratos. Segue abaixo uma sugestão de cardápio para o seu café da manhã: 

- Uma maçã 
- Sanduíche de pão integral com queijo branco, peito de peru e um ovo cozido.
- Uma taça de cereais integrais com leite.
- Um suco de laranja.

Lembre-se: este cardápio é apenas uma sugestão. 
Faça as alterações que achar melhor, invente, varie.
 Só não deixe de tomar o seu café da manhã de rei.



Como eu sempre gosto de lembrar, procure um nutricionista para você sempre estar preparado para todos os eventos com saúde!



Abraços nutricionais,


Amely Degraf
Nutricionista
CRN 9 1764






Obesidade infantil um problema de todos.

Mas a obesidade infantil nos dias atuais tornou-se um grande problema de saúde pública. A estimativa mundial da International Obesity Task Force (IOTF, 2005) é de que haja, atualmente, 155 milhões de escolares com excesso de peso (sobrepeso/obesidade).



Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, do IBGE, indicam que, em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% (meninos) e 11,8% (meninas).

O cenário é agravado por mudanças nos hábitos alimentares, ampla oferta de produtos hipercalóricos e menos atividades físicas nas horas de lazer e menos tempo das famílias com as crianças.

Hoje, um em cada três meninos e meninas de 5 a 9 anos está acima do peso normal para a idade. O fenômeno é grave também entre pessoas de 10 a 19 anos, faixa de idade em que o excesso de peso gira em torno de 20%.




POR ESTE MOTIVO O PAI OU A MÃE QUE TIVER UM FILHO ACIMA DO PESO, CHEINHO, FOFINHO, DEVE PROCURAR UM PEDIATRA E UM NUTRICIONISTA PARA AJUDA-LOS A ORGANIZAR TODA A FAMÍLIA PARA MUDANÇA DE HÁBITOS DE VIDA E DE ALIMENTAÇÃO.

O excesso de calorias que as crianças ingerem hoje é um grande problema que contribui para a obesidade infantil. Hoje as crianças são bombardeadas por propagandas com figuras coloridas, desenhos, brinquedos e os pais não estão em casa para o acompanhamento alimentar que também é um agravante. Outra coisa que pesa muito, literalmente na balança da criançada é que para ter hábitos saudáveis aumenta o custo do gasto com alimentos já que alimentos densamente calóricos ou fast foods são muito mais baratos e mais fáceis de preparar.

Procure o pediatra do seu filho e verifique se o peso e altura dele esta nos padrões considerados saudáveis

Mas algumas dicas para o dia a dia ajudam a mudar o peso da criança :

- coloque a criança para fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana para que o gasto calórico aumente;

- procure mudar pequenos hábitos alimentares com o inserir frutas e verduras, fazer lanches saudáveis para casa e para escola, tirar alimentos muito calóricos como refrigerante do uso diário para uso semanal;

- e procure uma nutricionista pediátrica que ela te ajudará a você e sua família diminuir o peso e aumentar a saúde.


Fica a dica para os pais!

Amely Degraf Terra








“faça do seu alimento o seu remédio”





Há dois mil anos Hipocrates disse “faça do seu alimento o seu remédio”, acho que nunca como nos tempos atuais essa frase é tão verdadeira.

Hoje estamos susceptíveis a tantas coisas do ambiente, pressões sociais, pressões alimentares (propagandas de alimentos são muito fortes e penetrantes).

Neste mês do outubro rosa falar de alimentos que previnem câncer de mama é quase uma obrigação. Já que os alimentos podem ser o seu remédio para uma vida saudável e ajuda a prevenir uma doença tão aterrorizante.

Assim como há alimentos que são prejudiciais a saúde, há os alimentos que podem ajudar e muito, como por exemplo, aqueles que têm a capacidade de prevenir o câncer.
Atualmente uma das maiores causas de morte de mulheres no país é o câncer de mama, câncer o qual deve ter cuidados redobrados, os quais são simples, isto é, realizar regularmente o exame da mama e a mamografia. Além disso, a mulher pode combater ou/e prevenir o câncer de mama tendo uma alimentação adequada, ou melhor, ingerindo em suas refeições diárias alimentos que contribuem para a prevenção do câncer. De acordo com alguns especialistas, são muitos os alimentos que podem deixar o câncer de mama bem longe, por este motivo, não custa nada realizar algumas mudanças alimentares para garantir uma melhor saúde, não? Se você está disposta em ficar bem longe do câncer de mama, confira logo abaixo os alimentos que o previnem e passe a consumi-los com certa frequência:

- Azeite de oliva: De acordo com alguns estudos já realizados com o azeite de oliva, este alimento conta com propriedades que tem a capacidade de danificar o gene cancerígeno que representa cerca de 25 a 30% dos casos de câncer de mama. -Vinho: De acordo com nutricionistas, o vinho possui uma substâncias denominada de resveratrol, molécula esta que tem como finalidade inibir as etapas necessárias para o desenvolvimento do tumor. Assim, é indicado que a mulher faça o consumo de uma taça diária de um bom vinho. -Alho: Este alimento proporciona uma redução do risco de câncer de mama, além de outros cânceres, como de estômago, de pâncreas e de esôfago. É indicado que a mulher faça o consumo de aproximadamente uma colher de café de alho por dia. -Frutas cítricas: Frutas como macarujá, limão, mexerica, laranja e outras possuem terpenos e plofenóis, componentes estes que auxiliam na redução da capacidade de reprodução das células cancerígenas. É indicado que a mulher faça o consumo diário de um copo de suco da fruta cítrica que desejar. -Soja: Este grão é fonte de isoflavona, substância que inibe a ação de enzimas ligadas ao desenvolvimento do tumor. Seu consumo diário indicado é de uma porção de aproximadamente 30 gramas. -Tomate: Este alimento é fonte de licopeno e carotenóide, substâncias que previnem o câncer de mama e também o câncer de próstata. É um ótimo antioxidante que auxilia o organismo a combater infecções. É indicado que hajao consumo diário de dois tomates.

- Cebola: Este alimento tem atuação no bloqueio das nitrosinas, substâncias tóxicas que provocam câncer de mama. É indicado que a mulher faça o consumo diário de uma colher de chá de cebola moída. -Verduras crucíferas: De acordo pesquisas este tipo de alimento possui glicosinolato, substância que auxilia na diminuição do risco de desenvolver câncer de mama. Esta substância é encontrada em alimentos, como brócolis, couves, rabanetes e outros. Seu consumo diário indicado é de 60 gramas. -Cúrcuma: Estudos feitos com ratos mostram que esta planta tem a capacidade de inibir a proliferação de células cancerígenas do tumor. Seu consumo indicado é de uma colher de chá diariamente. -Cacau: Este alimento conta com polifenois, componentes de ação antioxidante que tem a capacidade de proteger as células do organismo. Seu consumo diário indicado é de 40 gramas de chocolate maio amargo. -Frutas vermelhas: De acordo com estudos, as frutas vermelhas como morango e framboesa possuem propriedades anticancerígenas que neutraliza, diminuem e reparam as conseqüências da ação oxidativa resultante do estresse e de inflamações. Seu consumo diário indicado é de uma colher de chá. -Alimentos crus: Procure fazer a ingestão de legumes e verduras cruas ou cozidas no vapor, pois o calor excessivo faz com que tais alimentos percam suas propriedades benéficas para o organismo.

Enfim, alimentação saudável e equilibrada é um prato para longevidade. Evite frituras, gorduras, alimentos ricos em gorduras trans e bebidas alcoólicas. Muitas vezes a saúde esta nas nossas mãos e você qual escolha faz?



Outubro Rosa 
por Amely Degraf Terra


ATIVIDADE FÍSICA COMO PREVENÇÃO DE CÂNCER DE MAMA


Aproveitando a campanha OUTUBRO ROSA – prevenção do câncer de mama, resolvemos falar de todos as dicas para prevenção, já que não só exames previnem e sim hábitos de vida como atividade física, alimentação e comportamento. Há algumas décadas, exercitar-se era tarefa de atletas. Com a chegada dos anos 80, houve o boom das academias de ginástica, cujo enfoque principal era beleza e auto-estima. No século 21, praticar uma atividade física regular é opção de quem está atento à sua saúde, pois pesquisas atestam a ligação entre sedentarismo e diversas doenças – inclusive o câncer. Por isso varias campanhas contra câncer de mama são feitas por instituições com corridas, voltas ciclísticas etc. Vários estudos apontam relação entre atividade física regular e diminuição do risco de tumores colo-retal, de mama, de próstata e de pulmão. Embora esse seja um campo que demande investigações aprofundadas e complementares, é inquestionável a associação da prática esportiva ao reforço do sistema imunológico.

Um estudo realizado com 100 mil mulheres francesas, divulgado pelo Instituto Nacional Francês da Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), revelou que a prática regular de um esporte também previne o câncer de mama nas mulheres. De acordo com os resultados da pesquisa, quanto mais intenso e regular o exercício, menor é o risco de desenvolvimento da doença. Em mulheres que afirmaram praticar atividade física intensa por cinco horas ou mais por semana, a diminuição do risco de câncer de mama foi da ordem de 38%.
É tão serio que o sedentarismo é considerado um dos fatores de risco de varias doenças, não só câncer.

De acordo com Gustavo Delfino assunção Personal trainner especializado em treinamento a Organização Mundial da Saúde (OMS), no documento novas Recomendações Mundiais sobre Atividade Física, a instituição afirma que cerca de 25% dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados se os pacientes praticassem exercícios físicos, pelo menos, 1 hora e meia por semana.

Em todo o mundo, 31% da população não praticam nenhuma atividade física, tornando o sedentarismo um dos principais fatores de risco para se contrair câncer, perdendo apenas para a pressão alta, tabaco e excesso de glicose no sangue.

Então meninas, mulheres e moças vamos correr, malhar, nadar, dançar, caminhar contra o câncer de mama!!!!


Beijos à todas,

Amely Degraf Terra





Terceira Idade

Aproveitando a semana do idoso que é comemorado em todo o Brasil, nosso tema dessa semana é sobre a saúde na terceira idade. Quando citamos a terceira idade ou velhice sempre pensamos na saúde, na independência e na aposentadoria confortável. Como diz Pitágoras “Uma bela velhice é, comumente, recompensa de uma bela vida.” Quando nos cuidamos durante a vida com certeza a terceira idade será mais saudável e mais feliz, mas quando isso não foi possível? O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida ?
Podemos dizer que o primeiro passo básico é procurar um médico geriatra para acompanhá-lo e avaliá-lo para que você possa então ter uma rotina saudável de alimentação, diversão, exercício físico e mental.
Não se esqueça você é o que você come, com a ajuda do seu nutricionista faça um plano alimentar para que o alimento seja contribuinte da sua longevidade e não um veneno da vida.
Faça exercícios físicos com a orientação de um profissional da educação física, por que o exercício alem de melhorar a saúde em geral , contribui para prevenção de muitas doenças. O exercício físico te dará equilíbrio, segurança corporal e tônus corporal contribuindo assim com suas tarefas diárias. A máquina humana chamada organismo nunca deve parar de movimentar e na idade adulta o movimento adequado e planejado traz mais vida.


Mas nada disso terá valor se você não ocupar sua mente com coisas lúdicas, qualquer coisa que utilize sua mente e o seu raciocínio e que não lhe deixaram envelhecer o cérebro, porque sem lucidez você não conseguirá fazer nenhuma das atividades aqui citadas.

Portanto jogue: cartas, xadrez, damas, dominó, faça cruzadas, sudoku, leia bons livros, qualquer atividade que use o raciocínio e você aumentará o prazer de viver.
Não perca mais tempo, comece agora.

E nós que não estamos ainda na terceira idade vamos também cuidar. Hoje 70% da população brasileira são sedentários que é um dado alarmante já que atividade física traz vida e longevidade. Então se você esta ai querendo cuidar-se para ter uma velhice saudável faça dois passos – alimentar com alimentos saudáveis e pratique movimento.

Abraços,

Amely Degraf Terra




Alimentação no trabalho.
por Amely Degraf Terra



Como assim, o trabalho influencia nossa alimentação e nosso peso? Isso mesmo, o trabalho pode atrapalhar sua luta contra o excesso de peso, ou a manutenção do mesmo. O ritmo acelerado – cada vez mais comum no dia a dia de quem trabalha - associado á falta de tempo para comer com calma, funciona como um verdadeiro regime de engorda.

Na verdade, qualquer profissão em que o corpo tenha que ficar sedentário implica necessariamente maior probabilidade excesso de peso e dores, estresse e diminuição da massa muscular.

Então, se você se insere nesse universo onde enchem-se gavetas com balas, barras de chocolate e pacotes de biscoitos provavelmente voce está engordando, tente adotar algumas das seguintes dicas em sua nova rotina para ajudar seu corpo a se habituar a comportamentos saudáveis:
Procure ter o hábito de levar alimentos saudáveis para te socorrer quando for necessário como frutas, sucos, barra de cereais, castanhas.




- Fuja à tentação das máquinas de guloseimas tendo sempre em mãos boas opções de lanches como frutas, legumes, iogurte, nozes ou queijo light. Se for necessário adquirir os “snacks”, prefira aqueles saudáveis como biscoitos de aveia ou barras de cereais, por exemplo.


- Ao almoçar, opte por alimentos saudáveis. Evite comer pratos prontos, a la carte ou pratos excessivamente bem servidos, pois geralmente são muito ricos em calorias. Tente levar o alimento de casa, com porções moderadas e mais econômicas inclusive. Se você não tiver tempo suficiente para preparar o almoço, tente escolher uma opção no menu light como saladas ou pouco calóricas. Substitua o café da manhã por chás , e não se esqueça de beber muita água durante todo o dia.

- Cuidado com os cafés especiais (capuccinos, mocachinos, frappes, etc) principalmente se na empresa ou ali perto houver aquela máquina de venda automática. Alguns deles podem ter até 400 calorias por xícara.

- Nunca faça refeições em sua mesa de trabalho. Pacotinhos de biscoitos na mesa, nem pensar! Se tiver com fome, aguarde um pouco mais e vá comer longe do local de trabalho um lanche saudável, com menos calorias.

Essas são algumas sugestões simples e fácil de ser implementadas por você no seu dia a dia. Antes de desistir de tentar implementá-las, lembre-se dos efeitos negativos sobre o seu peso e sua saúde o seu atual comportamento alimentar e físico. e Claro, faça atividade física regular e procure um nutricionista para auxilia-lo no planejamento alimentar.

Espero que tenha sido útil.

Abraços,

Amely Degraf Terra






Saúde:

A definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Muitas discussões sobre o que é saúde foram feitas, mas o fato é que saúde é o maior bem que um individuo pode ter, já que a vida é passageira e fugaz. Quando se abre os olhos no nascimento como diz Rubem Alves “Estamos nos despedindo de um dia a menos de vida”. Por este motivo a saúde é nosso bem mais precioso.

Quando pensamos em saúde algumas palavras pipocam sobre nossa mente como nutrição, alimentos saudáveis, atividade física regular, cuidados básicos de higiene, remédios, acompanhamento medico e tantas outras como o cuidado com a mente. E com tantas informações nos sendo mostradas sempre estamos na duvida do que é melhor para mim, quando é melhor para mim e como é melhor para mim.

Com o intuito de organizar informações sobre todos os temas referentes ao cuidado da saúde é que escreverei para vocês uma vez por semana. Iremos apresentar conceitos básicos de cuidado a saúde, vamos nos aprofundar em temas mais polêmicos e mais populares e também conheceremos assuntos novos da saúde do corpo e da alma. Todos nós aprenderemos juntos para que nossa saúde seja mais que um conceito teórico que ele seja nosso dia a dia como o ato de escovar os dentes, tomar banhos, alimentar, cuidar de si.
Que nossa saúde seja o brinde diário da vida. Saúde para todos nós!!!

Até a próxima,

Amely Degraf Terra




ENDOMETRIOSE INTESTINAL E SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

Como bem sabemos, a endometriose pode acometer vários órgãos não ginecológicos, como por exemplo o intestino.

A Endometriose Intestinal geralmente é de difícil diagnóstico e, muitas vezes confundida com outra doença conhecida pela sigla de "SII" - Síndrome do Intestino Irritável.

Procurando compreender a relação e diferença entre ambas as doenças, encontrei um texto escrito por um médico americano, Dr. Michael D. Birnbaum, que esclarece bem este assunto. Vale a pena conferir:


"Quase todas as mulheres que vejo com Endometriose, em um momento ou outro, dizem ter a "síndrome de intestino irritável" ou um "cólon espástico" ou uma dúzia de outros termos freqüentemente usados para descrever os sintomas gastrointestinais para as quais não houve evidente diagnóstico.

As mulheres com endometriose têm frequentemente sintomas gastrointestinais e, até relativamente pouco tempo, estes sintomas foram atribuídos a uma SII (síndrome do intestino irritável), um "cólon espástico", ou para aqueles que como nós, conhece a endometriose, a real participação intestinal da doença em si.

Ao longo dos últimos anos, tornou-se cada vez mais evidente o envolvimento intestinal em muitas mulheres com endometriose. Em outras palavras, existem reais implantes de Endometriose sobre ou na parede intestinal. A literatura relata uma incidência de envolvimento intestinal variando de 3 a 34%, sendo a média de cerca de 12%. Com base em todos os números, um relatório no New England Journal of Medicine estima que 5% de todas as mulheres têm Endometriose intestinal.

A Endometriose Pélvica é geralmente (mas não sempre) limitada a pré-menopausa - aquelas mulheres com funcionamento dos ovários. A Endometriose Intestinal é diferente, pois não é raro que apareça em mulheres pós-menopáusicas.

De fato, quando uma mulher pós-menopáusica desenvolve Endometriose, quase sempre irá apresentar um envolvimento intestinal. Acreditavam, inicialmente, que essas mulheres tinham câncer de cólon ou de reto, pois 70% da Endometriose Intestinal envolve o cólon sigmóide ou reto.
Também pode aparecer em outras partes do intestino (em ordem decrescente de freqüência) como: apêndice, ceco (a primeira porção do intestino grosso), íleo (a última porção do intestino delgado), e, por último, o cólon transverso.

As mulheres com Endometriose intestinal muitas vezes apresentam sintomas, mas, na maioria dos casos, o diagnóstico correto não é feito. No intuito de diagnosticar a Endometriose intestinal, é necessário fazer as perguntas certas. Quando as boas questões são colocadas, o diagnóstico é fácil. O diagnóstico geralmente é feito pela história (da paciente), porque raios-X do intestino não mostram a doença e nem outros exames, como a colonoscopia. A Laparoscopia pode ou não demonstrar implantes na parede intestinal, mas o médico tem que saber onde procurar por eles. Os implantes da endometriose na parede do intestino não podem ser detectáveis exceto no momento da cirurgia abdominal aberta.

Diagnosticar a Endometriose intestinal é relativamente fácil. Uma mulher com Endometriose intestinal vai me dizer que ela tem significativos sintomas gastrointestinais que variam de acordo com seu ciclo menstrual. Os sintomas podem estar presentes apenas no momento do período menstrual ou podem estar presentes todos os meses e piorar durante a menstruação.

Os sintomas mais comuns incluem: perda de apetite, náuseas (vômitos, mas é raro), diarreia  aumento do gás, inchaço significativo, dor abdominal, dor nas evacuações, dor retal e nítida punhalada. Muitas mulheres também se queixam de obstipação, parece-me que variam de acordo com o ciclo menstrual. A anemia ferropriva pode também ser um indício da presença de Endometriose intestinal. A menstruação associada ao sangramento retal é diagnóstico de Endometriose intestinal.

Em muitos casos, é óbvio que a mulher tem Endometriose intestinal. Quando ela tem menstruação associada ao sangramento retal ou quando apresenta implantes visíveis de Endometriose no intestino (tanto para o intestino grosso ou intestino delgado) no momento da laparoscopia. No entanto, há um grupo considerável de mulheres que têm todos estes sintomas, mas que não têm sangramento retal e cujas superfícies do intestino parecem normais no momento da laparoscopia.
Estudos recentes têm mostrado que agora, ao invés de atribuir os sintomas gastrintestinais ocultos à Endometriose, há de fato uma anormalidade intestinal associada que é visto em mulheres com endometriose - anormalidades que não são encontradas em mulheres sem a doença.

Pesquisadores da Universidade Baylor, em Houston reuniram um grupo de mulheres com diagnóstico de Endometriose para estudar sua função intestinal. Eles notaram que as mulheres com endometriose freqüentemente queixam-se de dor abdominal crônica (não necessariamente limitada à pélvis), náuseas, vômitos, saciedade precoce, inchaço, distensão e alteração de hábitos intestinais. O estudo utilizou alguns testes bastante sofisticados, mas o que ele mostrou é que as mulheres com endometriose têm alteração significativa na ação muscular da parede intestinal. Este tipo de anomalia, muitas vezes com o aumento da freqüência de contrações dos músculos da parede intestinal, nunca foram observados em mulheres normais.

Curiosamente, eles também mostraram que as mulheres com endometriose tiveram hipoglicemia reativa e tolerância à glicose durante um teste. A taxa de açúcar no sangue caiu para um nível anormalmente baixo, embora com níveis normais de insulina. Isto poderia indicar que as mulheres com endometriose podem ser demasiadamente sensíveis às ações da insulina de tal forma que acabam com baixos níveis de açúcar no sangue para uma determinada quantidade de insulina. Um mecanismo que tem sido proposto é que os nervos (músculos) que ajudam a regular o funcionamento dos intestinos acabam reagindo exageradamente às quantidades de insulina presente.

Como isto acontece, ainda é incerto. No entanto, indicam claramente que as mulheres com endometriose têm sintomas intestinais que não parecem estar relacionados com a real participação da Endometriose intestinal, mas associado a uma anormalidade intrínseca na parede intestinal. Isto imediatamente abre a porta para a noção de que as mulheres que desenvolvem Endometriose tem subjacente anormalidades endócrinas e metabólicas que diferem significativamente das mulheres que não têm Endometriose levando à conclusão de que a endometriose é uma doença muito mais complexa do que simplesmente os implantes de endométrio que surgem em locais aonde não pertencem.

Muitos dos sintomas enumerados são iguais aos da Síndrome do Intestino Irritável, por isto é fácil perceber a razão pelo qual este rótulo é muitas vezes colocado nestas mulheres. Lembre-se que a SII é considerada uma desordem psicossomática com um componente orgânico.

No entanto, quando uma mulher me diz que que ela tem sintomas que variam de acordo com seu ciclo menstrual, é quase certo ser Endometriose Intestinal."

Fica aqui nosso alerta para todas as mulheres que estejam apresentando sintomas intestinais, especialmente durante a menstruação. Procurem um especialista em endometriose para ter certeza de que não se trata de uma Endometriose Intestinal.


FONTE: http://eutenhoendometriose.blogspot.com.br/2010/10/endometriose-intestinal-e-sindrome-do.html 



Amamentação:

A atriz Juliana Paes e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abriram ontem – 01/08/2011 – oficialmente Campanha da Amamentação do País. O Brasil ainda tem um baixo índice de aleitamento materno, apenas 41%. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é que pelo menos 90% das crianças menores de seis meses tenham o leite materno como alimento exclusivo.


A madrinha da campanha este ano é a atriz Juliana Paes, que conta na campanha suas experiências da gravidez, parto e amamentação do filho Pedro. “Desde que engravidei do Pedro, eu queria muito ter parto normal e amamentar. O parto normal não foi possível, mas amamentar eu consegui. O Pedro vai fazer oito meses e adora mamar no peito”, contou a atriz no evento realizado no Rio de Janeiro.

A mobilização destacou também a necessidade do apoio da família, dos profissionais de saúde, dos empregadores e dos formadores de opinião ao aleitamento. Como parte das atividades da SMAM deste ano, O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB) lançaram a campanha “Apoie a Mulher que Amamenta: Seja um amigo do Peito”.

Outras Ações da Campanha Nacional

Banco de Leite – Como exemplo de medidas adotadas, por parte do governo brasileiro, para contribuir com a causa, o ministro citou a expansão da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. “O Brasil possui, atualmente, a maior rede pública de banco de leite humano do mundo, que alimenta em torno de 135 mil recém-nascidos, internados em UTI brasileiras”, ressaltou.

GUIA – Também foi lançado, no evento, o Guia dos Direitos da Gestante, uma publicação conjunta entre o Ministério da Saúde e a Unicef (Programa das Nações Unidas para a Infância). O guia é uma espécie de instrumento para a capacitação de agentes multiplicadores, que terão como função transmitir informações às comunidades sobre os direitos das mães à amamentação. A representante da Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, destacou a importância do guia para esclarecer e conscientizar as gestantes e as mães de seus direitos. “Muitas mães enfrentam barreiras para conseguir amamentar seus filhos. É preciso que toda a sociedade se mobilize para mudar esta realidade”, afirmou Marie.

REDE CEGONHA - No dia 28 de março de 2011, o Governo Federal reforçou as estratégias de fortalecimento da atenção integral à saúde da mulher e do recém-nascido com o lançamento da Rede Cegonha. A Rede tem entre suas principais ações a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Fonte: Ministério da Saúde
 

Doação de Leite Materno – Divulgue esta ideia!
Doar leite materno? SIM!


Há muitas mães que, infelizmente, não podem amamentar o filho recém-nascido com o seu próprio leite. Seja por serem portadoras de doenças transmissíveis pelo leite, seja porque têm problemas nas mamas ou porque não produzem leite.

Por outro lado, algumas mulheres produzem leite demais. Chega a vazar do seio mesmo quando não está amamentando. Isso pode se dar devido ao sistema ainda imaturo e desregulado que vai se corrigindo naturalmente com o tempo. Geralmente, afeta as mulheres que têm mais glândulas mamárias.

Neste caso, a melhor maneira de manter a saúde da mulher, do seio e, consequentemente, da criança que acabou de nascer, é ordenhar a mama para diminuir esse fluxo. A quantidade? O bastante para que o seio fique macio e dê uma aliviada naquela tensão. Feito isto, é óbvio que este alimento tão valioso, e que veio de graça, não deverá ser desprezado, né?

O leite em excesso pode ser armazenado para dar à criança quando a mãe estiver ausente, por exemplo… Mas também pode ser doado a um Banco de Leite Humano.
Saiba como fazer e onde se informar

Para ser doadora basta estar bem de saúde, ter exames normais do pré e do pós-natal, não fumar mais do que 10 cigarros ao dia – o ideal seria mesmo não fumar – e estar livre do uso de qualquer droga ilícita. Além disso, há uma porção de remédios contraindicados durante a fase de amamentação, portanto, informe-se, leia a bula e, caso tenha qualquer dúvida, consulte um médico.

Na hora da coleta, é bom usar uma touca para proteger os cabelos e uma máscara que impeça o contato direto da respiração com o leite. Lembrando que os primeiros jatinhos que saem, esses sim, devem ser jogados fora (não mais que 2 mL, tá?). Então você coloca em um pote de vidro esterilizado (desses de maionese) e depois guarda no congelador. Nunca encha o pote até a boca, é bom sempre deixar uns dois dedinhos livres para fechar o recipiente.

Depois é só ligar para o Banco de Leite mais próximo à sua casa, que eles vão buscar!


É simples, barato, a mulher alivia a dor que sente por ter leite demais, diminui o risco de o leite “empedrar” e de ter uma mastite – o que a impediria de amamentar o seu neném – e ainda ajuda vários pequeninos! O leite materno é sempre melhor do que as fórmulas modificadas.

Muito importante frisar que o leite será esterilizado, pasteurizado, tratado e tudo mais, antes de ser entregue ao bebê. Então, nada de praticar o “aleitamento cruzado”, ou seja, dar diretamente o peito a outra criança que não seja a sua!

Sendo assim, fazendo tudo certinho e divulgando esta campanha, a gente ajuda muita gente a ficar feliz e saudável!
FONTE: http://muitapimenta.com/doacao-de-leite-materno-divulgue-esta-ideia/ 




Direitos do Paciente:
  1. O paciente tem o direito a atendimento humano, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde e tem direito a um local digno e adequado para seu atendimento. 
  2. O paciente tem direito a ser identificado pelo nome e sobrenome. Não deve ser chamado pelo nome da doença ou do agravo à saúde, ou ainda de forma genérica ou quaisquer outras formas impróprias, desrespeitosas ou preconceituosas.
  3. O paciente tem direito a receber do funcionário adequado, presente no local, auxílio imediato e oportuno para a melhoria de seu conforto e bem-estar.
  4. O paciente tem direito a identificar o profissional por crachá preenchido com o nome completo, função e cargo. 
  5. O paciente tem direito a consultas marcadas, antecipadamente, de forma que o tempo de espera não ultrapasse a trinta (30) minutos.  
  6. O paciente tem direito de exigir que todo o material utilizado seja rigorosamente esterilizado, ou descartável e manipulado segundo normas de higiene e prevenção. 
  7. O paciente tem direito de receber explicações claras sobre o exame a que vai ser submetido e para qual finalidade irá ser coletado o material para exame de laboratório. 
  8. O paciente tem direito a Informações claras, simples e compreensivas, adaptadas à sua condição cultural, sobre as ações diagnósticas e terapêuticas, o que pode decorrer delas, a duração do tratamento, a localização de sua patologia, se existe necessidade de anestesia, qual o instrumental a ser utilizado e quais regiões do corpo serão afetadas pelos procedimentos.  
  9. O paciente tem direito a ser esclarecido se o tratamento ou o diagnóstico é experimental ou faz parte de pesquisa, e se os benefícios a serem obtidos são proporcionais aos riscos e se existe probabilidade de alteração das condições de dor, sofrimento e desenvolmineto da sua patologia. 
  10. O paciente tem direito de consentir ou recusar a ser submetido à experimentação ou pesquisas. No caso de impossibilidade de expressar sua vontade, o consentimento deve ser dado por escrito por seus familiares ou responsáveis. 
  11. O paciente tem direito a consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticas a serem nele realizados. Deve consentir de forma livre, voluntária, esclarecida com adequada informação. Quando ocorrerem alterações significativas no estado de saúde inicial ou da causa pela qual o consentimento foi dado, este deverá ser renovado.  
  12. O paciente tem direito de revogar o consentimento anterior, a qualquer instante, por decisão livre, consciente e esclarecida, sem que lhe sejam imputadas sanções morais ou legais. 
  13. O paciente tem o direito de ter o seu prontuário médico elaborado de forma legível e de consultá-lo a qualquer momento. Este prontuário deve conter o conjunto de documentos padronizados do histórico do paciente, princípio e evolução da doença, raciocínio clínico, exames, conduta terapêutica e demais relatórios e anotações clínicas. 
  14. O paciente tem direito a ter seu diagnóstico e tratamento por escrito, identificado com o nome do profissional de saúde e seu registro no Conselho Profissional, de forma clara e legível.
  15. O paciente tem direito de receber medicamentos básicos, e também medicamentos e equipamentos de alto custo, que mantenham a vida e a saúde. 
  16. O paciente tem o direito de receber os medicamentos acompanhados de bula impressa de forma compreensível e clara e com data de fabricação e prazo de validade. 
  17. O paciente tem direito de receber as receitas com o nome genérico do medicamento (Lei do Genérico), e não em código, datilografadas ou em letras de forma, com caligrafia perfeitamente legível, e com assinatura e carimbo contendo o número do registro do respectivo Conselho Profissional. 
  18. O paciente tem direito de conhecer a procedência e verificar antes de receber sangue ou hemoderivados para a transfusão, se o mesmo contem carimbo nas bolsas de sangue, atestando as sorologias efetuadas e sua validade. 
  19. O paciente tem direito, no caso de estar inconsciente, de ter anotado em seu prontuário, medicação, sangue ou hemoderivados, com dados sobre a origem, tipo e prazo de validade. 
  20. O paciente tem direito de saber com segurança e antecipadamente, através de testes ou exames, que não é diabético, portador de algum tipo de anemia, ou alérgico a determinados medicamentos (anestésicos, penicilina, sulfas, soro antitetânico, etc.) antes de lhe serem administrados.  
  21. O paciente tem direito a sua segurança e integridade física nos estabelecimentos de saúde, públicos e privados. 
  22. O paciente tem direito de ter acesso às contas detalhadas referentes às despesas de seu tratamento, exames, medicação, internação e outros procedimentos médicos. (Portaria do Ministério da Saúde nº. 1286 de 26/10/93 - art. 8º. e nº. 74 de 04/05/94).  
  23. O paciente tem direito de não sofrer discriminação nos serviços de saúde por ser portador de qualquer tipo de patologia, principalmente no caso de ser portador de HIV/AIDS ou doenças infecto-contagiosas. 
  24. O paciente tem direito de ser resguardado de seus segredos, através da manutenção do sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública. Os segredos do paciente correspondem a tudo aquilo que, mesmo desconhecido pelo próprio cliente, possa o profissional de saúde ter acesso e compreender através das informações obtidas no histórico do paciente, exame físico, exames laboratoriais e radiológicos. 
  25. O paciente tem direito a manter sua privacidade para satisfazer suas necessidades fisiológicas, inclusive alimentação adequada e higiênica, quer quando atendido no leito, ou no ambiente onde está internado ou aguardando atendimento. 
  26. O paciente tem direito a acompanhante, se desejar, tanto nas consultas, como nas internações. As visitas de parentes e amigos devem ser disciplinadas em horários compatíveis, desde que não comprometam as atividades médico/sanitárias. Em caso de parto, a parturiente poderá solicitar a presença do pai.  
  27. O paciente tem direito de exigir que a maternidade, além dos profissionais comumente necessários, mantenha a presença de um neonatologista, por ocasião do parto. 
  28. O paciente tem direito de exigir que a maternidade realize o "teste do pezinho" para detectar a fenilcetonúria nos recém nascidos. 
  29. O paciente tem direito à indenização pecuniária no caso de qualquer complicação em suas condições de saúde motivadas por imprudência, negligência ou imperícia dos profissionais de saúde. 
  30. O paciente tem direito à assistência adequada, mesmo em períodos festivos, feriados ou durante greves profissionais. 
  31. O paciente tem direito de receber ou recusar assistência moral, psicológica, social e religiosa. 
  32. O paciente tem direito a uma morte digna e serena, podendo optar ele próprio (desde que lúcido), a família ou responsável, por local ou acompanhamento e ainda se quer ou não o uso de tratamentos dolorosos e extraordinários para prolongar a vida. 
  33. O paciente tem direito à dignidade e respeito, mesmo após a morte. Os familiares ou responsáveis devem ser avisados imediatamente após o óbito. 
  34. O paciente tem o direito de não ter nenhum órgão retirado de seu corpo sem sua prévia aprovação. 
  35. O paciente tem direito a órgão jurídico de direito específico da saúde, sem ônus e de fácil acesso.

FONTE: http://www.adote.org.br/oque_direitos_transplantados.htm 



Dia Nacional do Diabetes

Conheça os principais sintomas dos dois tipos existentes da doença:




Dia 26 é considerado o Dia Nacional do Diabetes. A data vem como um alerta para a doença que é a terceira causa de morte no país. A hereditariedade é fator importante, mas as principais causas, de acordo com o Ministério da Saúde são a piora na alimentação do brasileiro, consumindo mais produtos industrializados e com maior teor de açúcar e o sedentarismo.



O diabetes é uma doença metabólica que tem como causa a elevação dos níveis de glicose no sangue (hiperglicemia). Ela resulta de um mau funcionamento da secreção da insulina, hormônio responsável por controlar os níveis de glicose no sangue. A má alimentação, falta de exercícios e hereditariedade são os fatores que mais pesam nas chances de adquirir a doença.


O diabetes tipo I atinge pessoas mais jovens e demanda aplicações de insulina, enquanto o tipo II costuma atingir pessoas com mais de 30 anos e pode ser controlado pela alimentação e outras formas de tratamento.



Os dois tipos apresentam sintomas diferentes. 



Veja os principais sintomas do diabetes tipo 1:

- sede constante

- fraqueza

- náusea ou vômitos

- vontade de urinar frequente

- perda de peso

- fome aumentada

- fadiga

- nervosismo e humor inconstante



Sintomas do diabetes tipo 2:

- formigamento nas extremidades do corpo

- visão prejudicada, em geral embaçada

- infecções mais frequentes

- demora maior na cicatrização de feridas



Tratamento:



Diante dos sintomas acima, procure um médico. Dependendo do seu caso, será necessário tomar medicamentos ou insulina, manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e ir ao médico com regularidade, bem como consultar outros profissionais, como um nutricionista.







Mulher: tudo sobre endometriose, 
incluindo prognósticos e apoio:


Endometriose, ‘a doença da mulher moderna’.

O que é?

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de endométrio fora do útero. O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual. Em algumas situações este tecido volta pelas trompas, alcança a cavidade pélvica e abdominal, gerando a endometriose. Pode acometer também, os ovários, as tubas e outros órgãos como o intestino e a bexiga. As células do endométrio, na pelve, vão funcionar de forma semelhante as que estão revestindo o útero, isso quer dizer que elas vão “menstruar” também e, é essa menstruação no lugar errado que é responsável por grande parte dos sintomas da doença.

Veja matéria na íntegra no site de origem, é um material completo, vale a pena ler:


Cuidados com a saúde: Aplicação de BOTOX

Hoje devemos ter muito cuidado com a aplicação da toxina botulínica. Muitas vezes os pacientes tem uma visão errada do procedimento, pois este vem sendo aplicado de maneira errada e exagerada.



A aplicação da toxina botulínica deve ser realizada por um profissional capacitado para tal. A técnica exige profundo conhecimento de anatomia e senso de estética, não é uma receita de bolo, cada paciente exige pontos diferentes de aplicação.

O paciente não deve ter os músculos paralisados e sim relaxados, para atenuar as linhas de expressão e prevenção de futuras linhas. Uma aplicação de toxina mal feita pode deixar a paciente totalmente sem expressão e ela ou ele parece mais velha(o) do que é, alguns músculos tentam compensar esta paralisação se contraindo demais e isto leva a formação de mais rugas.

FONTE: http://www.doppiot.com.br/2012/03/05/botox/






Mitos sobre o consumo de sorvete no inverno

Quem nunca ouviu a frase "tomar sorvete no inverno dá dor de garganta" ou "sorvete engorda"? São mitos que deixam muitos consumidores e apreciadores de sorvete na dúvida. No inverno, então, a intensidade com que essas frases são ditas aumenta. Mas não se preocupe; tome, sim, sorvete no inverno - não faz mal. 

Quer um exemplo de que frio e sorvete são amigos? Os países da Europa, onde o inverno é muito mais rigoroso do que no Brasil. Em países como a Suíça, o consumo per capita é de 14,4 litros por ano, enquanto que, no Brasil, é de apenas 4,7 litros por ano - e concentrado no verão. Por isso, fizemos um pequeno guia para você saborear o seu sorvete neste inverno sem culpa! Acompanhe.

Sorvete dá gripe e dor de garganta:
Não há doenças cientificamente associadas ao consumo de sorvete.

Sorvete não é saudável:
O sorvete é tão saudável quanto uma maçã, pois contém ingredientes e/ou nutrientes importantes para o organismo. Dentro de uma dieta equilibrada, o sorvete pode ser consumido diariamente. Os bons sorvetes têm cerca de 70% de leite em sua formulação e são ótimas fontes de cálcio. Procure também os sorvetes de frutas 100% naturais - cada fruta tem um nutriente diferente. O de limão, por exemplo, é fonte de vitamina C.

Sorvete não é natural:
Alguns, de fato, não são, mas muitos no mercado ostentam o selo "100% natural". O sorvete, aliás, é um produto alimentício e saudável. Existe uma confusão com natural e industrial. Um não tem, necessariamente, ligação com o outro. A naturalidade ou não do produto está associada aos ingredientes, que podem ser naturais ou artificiais. Os bons sorvetes são preparados a partir de ingredientes naturais simples, como leite, frutas, chocolate e açúcar. Assim, são naturais. Estes ingredientes são misturados em um processo industrial, que pode ser infinitamente mais confiável do que muitos processos artesanais. Por meio de um processo industrial e investimentos em tecnologia é possível eliminar a possibilidade de contaminação microbiológica e obter excelentes condições de higiene. Assim, o fato de ser industrializado não significa que seja artificial, e tampouco o fato de ser artesanal torna um produto natural.

Sorvete é mais calórico que uma barra de chocolate ou outros snacks/doces:
Não necessariamente. Para se ter ideia, 3 bolas de um sorvete light de frutas têm a mesma quantidade de calorias que uma barra de cereal; 2 bolas de sorvete de flocos, creme ou tipo napolitano (60g cada) têm a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite.

Quantas vezes por semana uma criança pode tomar sorvete? A partir de que idade o alimento é recomendado?
A partir de um ano a alimentação de uma criança pode ser igual ao do restante da família, mas com consistência adequada para a idade. O sorvete é um alimento desenvolvido com ingredientes como fruta e leite e pode perfeitamente ser consumido por crianças dentro de uma alimentação equilibrada. A frequência de consumo depende da idade e da alimentação da criança.

Sorvete engorda?
O conteúdo calórico de um sorvete é significantemente menor do que as pessoas acham. Sorvete, assim como qualquer outro alimento, deve ser consumido dentro de uma dieta equilibrada. E o conceito "caloria" tem uma conotação, muitas vezes, errada. O organismo é motivado por calorias. Quando não há equilíbrio e ocorre o consumo de mais calorias do que o corpo necessita, há ganho de peso. Assim, incluir o sorvete em uma dieta balanceada é, além de saudável, muito gostoso.

Quem tem triglicérides altas pode consumir sorvete?
A alimentação de quem tem triglicérides altas exige cuidados especiais, portanto, é fundamental discutir a inserção dos alimentos com um médico ou nutricionista. 

Quais sorvetes podem ser consumidos por quem tem sensibilidade à lactose?
Todos os sorvetes que não levam leite em sua formulação.

Sorvete deve ser dado a quem acaba de operar as amídalas? 
Sim. Por ser gelado, o sorvete evita hemorragias no local.

O consumo de sorvete é indicado por dentista depois da extração do dente do siso. Por quê?
Pelo mesmo motivo da pergunta acima. Por ser gelado, o sorvete evita hemorragias no local.


Especial para Terra.




O ômega 3 e a saúde mental:


Você sabia que o ômega 3 pode favorecer a concentração, a memória, a motivação, a habilidade motora e a velocidade de reação, além de ser capaz de reduzir o stress? Estudos demonstram que o consumo regular desse ácido graxo pode trazer todos esses benefícios. Mas, apesar de sua importância ter comprovação científica, o consumo de ômega 3 ainda é considerado inadequado.
O ômega, um ácido graxo poli-insaturado, é um tipo de gordura que não acarreta a formação de placas de gorduras em nosso sistema circulatório. Portanto, sua ingestão está associada à diminuição de doenças coronarianas, aumento dos níveis de HDL (bom colesterol) e LDL (mau colesterol) e melhor controle imunológico nas reações inflamatórias.

Presente em nossos nervos e até mesmo na nossa retina, é no cérebro que a concentração de ômega 3 é proporcionalmente maior. Boa parte da matéria que o compõe é formada por esse ácido graxo fundamental para seu desenvolvimento e funcionamento normal.

Evidências sugerem que a deficiência de ômega 3 pode estar associada com diversos problemas de comportamento, desordens neurológicas e psiquiátricas, como por exemplo, déficit de atenção, dislexia, autismo, transtornos bipolares, esquizofrenia e depressão.

Estudos clínicos evidenciaram a relação entre a suplementação de ômega 3 e a melhora dos sintomas da esquizofrenia. Outros estudos examinaram ainda os hábitos alimentares de diversos países e constataram que locais com altas taxas de consumo de ômega 3, onde o peixe é parte essencial da dieta, têm menores taxas de transtornos depressivos.

O ômega 3 pode ser encontrado em peixes de águas profundas e frias como salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta. Outra opção é a linhaça. Suas sementes e óleo são ricos em ômega 3 e este ácido graxo pode ser consumido trambém em cápsulas. Vale lembrar que, assim como em qualquer forma de tratamento, a terapia nutricional deve ser supervisionada e não substitui outras formas de tratamento medicamentoso.
Confira a quantidade de ômega 3 presente em alguns alimentos :

Alimento (porções de 100g) Ômega 3 Calorias (kcal)
Óleo de soja 5,7g 
Óleo de canola 6,78g 
Salmão 0,41g 243
Espinafre 0,35g 67
Linhaça* 19,81g 495

* a quantidade é só uma referência, em geral a porção indicada de linhaça é de 5g por vez.
Aprenda uma receita e introduza ômega 3 ao seu cardápio:



Salmão com Crosta de Ervas


PARA A CROSTA - Ingredientes:
1 colher (sopa) de tomilho seco
1 colher (sopa) de alecrim seco
1 colher (sopa) de orégano seco
1 colher (sopa) de páprica
1 colher (chá) de alho em pó
1 colher (chá) de semente de cominho
1 colher (chá) de sal


Modo de Preparo:
Triture todos os ingredientes num processador de alimentos ou no liquidificador.

PARA O SALMÃO
Ingredientes:
2 filés de salmão sem pele e sem espinhas
2 colheres (sopa) de óleo de canola

Modo de Preparo:
1. Num prato, coloque o tempero da crosta. Empane os filés de salmão dos dois lados (não é necessário cobrir as laterais) e deixe repousar por 5 minutos.
2. Leve uma frigideira com óleo de canola ao fogo médio. Coloque os filés de salmão e deixe dourar, sem mexer, por 2 minutos. Vire os filés delicadamente e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Se os filés forem finos, diminua o tempo de cozimento, porém a ideia é deixá-los crus por dentro.
3. Sirva.

Fonte: http://saudedamente.com.br/o-omega-3-e-a-saude-mental/




Manter o corpo hidratado no inverno é fundamental!


Especialista alerta para os males de deixar de beber a quantidade certa de água nos dias frios...

No verão, é fácil se lembrar de manter o copo de água cheio sempre por perto. O calor e a prática de atividades físicas mais frequente fazem com que o corpo peça pelo líquido e então a maioria das pessoas se mantém hidratada sem problemas. No entanto, com a chegada do inverno, muitas se descuidam desse hábito, o que pode trazer prejuízos ao organismo.

Beber água é importante em qualquer época do ano. A diferença está apenas na quantidade: nos dias quentes, todos devem consumir um pouco mais dela, já que a perda de líquidos é maior devido à transpiração. Mas os benefícios do hábito são os mesmos no inverno.

É isso que explica o hidrogeólogo da empresa de águas Ouro Fino, Carlos Lancia. “A água colabora na manutenção da temperatura corporal, na hidratação de todas as células do organismo e serve como meio de transporte de muitas substâncias para o interior das células”, afirma ele. Entre as vantagens também está a contribuição do líquido para eliminar as toxinas e compostos orgânicos que eventualmente são ingeridos na alimentação.

Assim, quem deixa de beber água sofre com distúrbios do aparelho digestivo, vasculares, alérgicos, de vias respiratórias, do aparelho urinário, dermatológicos e metabólicos. Além disso, a diminuição da hidratação no inverno ainda aumenta a sensação de fome e, consequentemente, a ingestão de alimentos, principalmente à noite. “As pessoas confundem sede com fome”, ressalta o hidrogeólogo.

Fonte: Thinkstock
Quanto de água você deve beber?
Segundo Lancia, a quantidade de água a consumir depende da temperatura, umidade e intensidade da prática de atividade física. “Recomenda-se beber no mínimo oito copos de água, o que equivale a dois litros por dia. Com os alimentos, já ingerimos diariamente cerca de 2 a 3 copos de água”, explica.

Essa medida de referência muda, no entanto, para as pessoas que se exercitam, já que a recomendação é de ingerir um copo de água a cada 30 minutos durante o treino. O hidrogeólogo informa que uma pessoa em repouso elimina 2 litros de água por dia, enquanto uma esportista por perder até 6 litros, o que desgasta o organismo. “Os sintomas da falta de água mineral são dor de cabeça, câimbra e perda de equilíbrio”.

E não vale esperar a sede chegar para hidratar o corpo. Isso porque ela já um sinal do processo de desidratação, ou seja, o organismo já estará debilitado.

É importante ressaltar, ainda, que os idosos precisam ficar mais atentos ao hábito de beber água, pois neles os sinais da sede não são tão aparentes. “Mesmo sem sentir sede eles devem ingerir água mineral com maior frequência, para compensar a perda que ocorre normalmente no organismo pela transpiração através da pele, da urina e dos pulmões”, aconselha Lancia.

Atenção à qualidade da água
Na hora de matar a sede , o melhor ainda é escolher a água mineral. Em relação à versão potável, ela tem como vantagens a presença de minerais, oligoelementos e micronutrientes dissolvidos, que são essenciais ao bom funcionamento do corpo.

A única ressalva é quanto à quantidade de sódio presente em cada garrafinha. “Pessoas que têm dieta pobre em sódio devem dar preferência a águas minerais com baixo teor de sódio, sendo, portanto, adequadas também para crianças”, recomenda o hidrogeólogo.

Assim, antes de a sede chegar, que tal garantir um copo de água?




A Saúde começa pela BOCA:

Solange Madruga
Cirurgiã dentista


Já diz a sabedoria popular que a saúde começa pela boca e como isso é verdade!
É pela boca que entra os alimentos saudáveis capazes de proporcionar saúde, prevenir doenças e dar ao ser, uma vida saudável e feliz!

É pela boca que sai palavras que podem trazer um ambiente de harmonia e paz àqueles que fazem o bom uso dela. E para que a boca possa ser um instrumento de saúde é necessário que esteja recebendo diariamente os cuidados necessários para manter-se atraente e funcional.

Os cuidados com a higienização oral são essenciais para um sorriso bonito e uma boca saudável.

Inicialmente é preciso reforçar que higienização oral não é apenas escovar os dentes e passar fio dental. É necessário limpar realmente os dentes em todas as faces (lados) com a escova e passar o fio dental com atenção e cuidado para não ferir a gengiva, mas de maneira que limpe efetivamente as laterais dos dentes, onde a escova não alcança. Cada dente deve ser escovado e passado o fio dental com atenção e carinho. Deve-se escovar e passar o fio dental de frente para um espelho em um local bem iluminado, para que não fique nenhuma região mal escovada. Depois de escovar os dentes e usar o fio dental deve-se escovar raspar bem a língua também, pois a mesma é semelhante a um tapete felpudo e guarda inúmeras bactérias e restos de alimentos entre as papilas gustativas. Quando mal cuidada a língua pode ser um fator de halitose, que além de ser desconfortável é responsável por dispensa em serviço e rompimento de namoros.

A frequência da escovação ideal é aquela realizada todas as vezes que se alimenta. Ficar sempre de boca limpa é o ideal! Para aqueles impossibilitados de se cuidarem adequadamente, fica o conselho de higienizar no mínimo depois das principais refeições e antes de dormir.

Vale lembrar também que uma visita regular ao seu dentista, garante a verificação de qualquer anomalia precocemente e seja uma simples cárie, ou feridas, manchas e caroços são passíveis de um melhor tratamento quando descobertos em seu estágio inicial.

Cuide de seu sorriso! Afinal ele é nossa primeira motivação para sorrir!




Adoçante faz mal à saúde?

Matéria enviada pelo MKT da TH Segurança e Medicina do Trabalho. Esta e outras matérias relacionadas à segurança, medicina do trabalho e saúde podem ser lidas na íntegra no Blog da TH: http://www.thuberaba.blogspot.com.br/

Muitas pessoas evitam usar açúcares artificiais com medo dos males que eles podem causar. Mas também existem aquelas que abusam dos adoçantes sem ao menos saber suas conseqüências.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reduziu a quantidade máxima dos adoçantes sacarina e ciclamato em bebidas e alimentos. Ela também aprovou o uso de três novas substâncias no país, taumatina, eritritol e neotam. A nova regulamentação para os edulcorantes, outro nome para adoçante, foi baseada em normas americanas e européias sobre o uso de aditivos em alimentos.

Para estabelecer limites máximos desses produtos artificiais em comidas e bebidas, a Anvisa se apóia na Ingestão Diária Aceitável (IDA) dos aditivos. A IDA estima quanto uma pessoa pode ingerir

de uma substância por dia e durante toda a vida, sem colocar sua saúde em risco. O cálculo desse índice pode ser feito pelo site do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) no endereço:
http://www.idec.org.br/arquivos/calc_edulcorantes.xls

As substâncias sacarina e ciclamato já são proibidas em alguns países. A primeira não pode ser usada no Canadá e a segunda nos Estados Unidos. Alguns testes feitos em camundongos resultaram em câncer na bexiga dos animais. Não é comprovado o risco em seres humanos, mas os estudos com animais incentivaram a proibição dos edulcorantes em alguns países e sua restrição no Brasil.

O médico endocrinologista Marcio Mancini, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, acredita que os adoçantes consumidos dentro do limite recomendado são absolutamente seguros e não causam nenhum mal. "A maioria dos limites de consumo de adoçante foi determinada em estudos com animais. A dose máxima em humanos é 10% da dose mínima que mostrou qualquer tipo de toxidade em animais, então, a margem de segurança é bastante grande", garante o endocrinologista.

As substâncias sacarina e ciclamato já são proibidas em alguns países. A primeira não pode ser usada no Canadá e a segunda nos Estados Unidos. Alguns testes feitos em camundongos resultaram em câncer na bexiga dos animais. Não é comprovado o risco em seres humanos, mas os estudos com animais incentivaram a proibição dos edulcorantes em alguns países e sua restrição no Brasil.

O médico endocrinologista Marcio Mancini, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, acredita que os adoçantes consumidos dentro do limite recomendado são absolutamente seguros e não causam nenhum mal. "A maioria dos limites de consumo de adoçante foi determinada em estudos com animais. A dose máxima em humanos é 10% da dose mínima que mostrou qualquer tipo de toxidade em animais, então, a margem de segurança é bastante grande", garante o endocrinologista.

Sobre a sacarose e o ciclamato, o especialista diz que em doses exageradas é impossível que seres humanos consumam esses edulcorantes. "Eles podem causar tumor na bexiga de ratos, mas não há casos em seres humanos", explica Mancini.

A nutricionista Edeli Simione de Abreu, de São Paulo, diz que o problema da toxidade da sacarina está associado com doses elevadas do adoçante. Em relação ao ciclamato, a especialista conta que algumas experiências com animais sugeriram o envolvimento do edulcorante com o desenvolvimento de neoplasias (câncer). "Esses edulcorantes devem ser utilizados somente como adoçante de mesa e não podem estar contidos em produtos diet e light, para evitar o excesso de consumo", diz a nutricionista.

Para Marcio Mancini, a restrição da Anvisa é uma precaução, pois o consumo de adoçantes aumentou bastante e as pessoas tendem a utilizar diversos produtos com aditivos artificiais. A respeito dos novos edulcorantes aprovados, Mancini acha errado dizer que são adoçantes que "causam menos mal". "Parece que estão falando de veneno. Eles são mais modernos, mas não significa que os outros causam tão mal assim", diz. Segundo o especialista, alguns refrigerantes continham uma quantidade de ciclamato capaz de fazer o consumidor atingir a dose máxima permitida mais facilmente. "Mas até onde eu sei, a maioria dos refrigerantes não contém mais ciclamato. Agora eles têm aspartame e sacarina", conta ele.

Para quem pretende escapar do adoçante e do açúcar, mas quer manter seus alimentos e bebidas doces, a nutricionista Edeli Simione não vê muita alternativa. "Somente se utilizar o mel, mas isso será tão calórico quanto a sacarose", afirma ela. No entanto, a nutricionista diz que existe um novo adoçante no mercado, a sucralose. "É um derivado da sacarose. Não acarreta em problemas e tem um sabor agradável", sugere.

Já o endocrinologista dá uma nova dica para os consumidores que não querem usar edulcorantes e também não apostam no açúcar. "Pode-se utilizar frutose. É um tipo de açúcar que tem um poder adoçante muito maior que sacarina. Usa uma quantidade pequena de açúcar, mas tem um gosto bem mais doce", diz. De acordo com Mancini, a frutose é recomendada para pacientes com diabetes.

Este é o caso da professora aposentada Daizi Aleixo. Diabética há 25 anos, ela trocou o açúcar pelo adoçante por causa da doença. Daizi se considera consumidora assídua de edulcorantes. Só no café ou no leite, a professora coloca mais de cinco gotas. "Eu sei que o aspartame retém no organismo e o organismo não consome ele, mas não posso abandonar. O açúcar faria muito mais mal", lamenta.

Daizi Aleixo considera necessárias as novas recomendações da Anvisa e opina. "É bom saber os malefícios e que a quantidade de aditivos nos produtos é controlada. Tudo em excesso faz mal, até a cautela", declara.

Por:
Ana Gissoni 
AgênciaMBPress




ORIENTAÇÕES PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Todos nós estamos acostumados com orientações dietéticas focadas nos nutrientes e vitaminas dos alimentos. Qual  proporção de gorduras, proteínas e carboidratos fazem bem para a saúde? Ou quanto de diferentes vitaminas e minerais precisamos para nos protegermos de doenças? Mas, uma nova recomendação nutricional do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) tem outra ênfase: controle de peso.

O objetivo é manter um equilíbrio de calorias não comendo mais do que se queima diariamente. Quem estiver acima do peso deve comer menos do que queima para alcançar um peso saudável. Controlar calorias e praticar atividade física diariamente são os pilares da nova orientação.

O relatório do USDA deixa claro que os maus hábitos alimentares e sedentarismo são os fatores mais importantes que contribuem para uma epidemia de sobrepeso e obesidade que afeta homens, mulheres e crianças em todos os segmentos da nossa sociedade.  

Mesmo quando não ocorre o excesso de peso, a má alimentação e a falta de atividade física estão associadas com as principais causas de mortalidade. Lógico que não basta cortar calorias para se ter saúde, a qualidade dos alimentos é muito importante, por isso, as orientações dietéticas incluem recomendações sobre quais são os alimentos a cortar e quais se deve aumentar:

8 alimentos e nutrientes para consumir mais:

1. Comer uma variedade de frutas, feijão, ervilhas e legumes, principalmente os verdes escuros, vermelhos e alaranjados.

2.Pelo menos metade de todos os grãos consumidos deve ser de grãos integrais. Aumentar a ingestão de cereais integrais, substituindo os grãos refinados. 

3.Aumentar a ingestão de leite e produtos lácteos sem gordura, tais como, leite, iogurte, queijo ou bebidas fortificadas de soja.

4.Escolha uma variedade de alimentos protéicos, que incluem frutos do mar, carnes magras e aves, ovos, feijões e ervilhas, produtos de soja, nozes e sementes sem sal.

5.Escolha mariscos no lugar de algumas carnes e aves. 

6.Substitua proteínas que sejam ricas em gorduras pelas que tenham pouca gordura  e calorias.

7.Use óleos vegetais saudáveis sempre que possível.

8.Escolha alimentos que forneçam mais potássio, fibras, cálcio e vitamina D. Estes alimentos incluem vegetais, frutas, grãos integrais e leite e produtos lácteos.

7 alimentos para cortar do seu prato:

1. Reduzir a ingestão diária de sódio.

2. Consuma menos de 10% de calorias provenientes de ácidos graxos saturados, substituindo-os por monoinsaturados e poliinsaturados.

3. Consumir menos de 300 mg por dia de colesterol.

4. Mantenha o consumo de gordura trans o mais baixo possível.

5. Reduzir a ingestão de calorias provenientes de gorduras e alimentos com adição de açúcar.

6. Limite o consumo de alimentos que contenham grãos refinados (farinha branca), principalmente aqueles com gorduras, adição de açúcares e de sódio.

7. Se optar por consumir bebidas alcoólicas faça-o com  moderação - até uma dose por dia para mulheres e duas para os homens, considerando-se adultos saudáveis.

FONTE: 
http://vilamulher.terra.com.br/orientacoes-para-uma-boa-alimentacao-9-4542203-144035-pfi-robsonfg.php


0 comentários: