terça-feira, 9 de abril de 2013

Gustavo Delfino: Atividade física aeróbica.


Ola pessoal do blog mulher Uberaba, hoje nosso assunto vai ser atividade física aeróbica, quais seus mitos e qual suas verdades. Exercício aeróbico é aquele que se realiza aumentando o ingresso de oxigênio no organismo. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica. Andar, correr e pedalar são alguns dos exemplos de exercícios aeróbicos. Exercícios aeróbios típicos são contínuos e prolongados, realizados com movimentos não muito rápidos (corrida, ciclismo, natação). Nestes exercícios, mais a duração e menos a velocidade dos movimentos, podem ser manipuladas para caracterizar a atividade como suave, moderada ou exaustiva.
Benefícios provenientes do exercício aeróbico:
•   Queima de gordura.
•   Redução do estresse, depressão e ansiedade.
•   Melhora do humor e do sono.
•   Melhora do sistema imunológico.
Características dos exercícios aeróbicos em sentido amplo:
Os exercícios aeróbicos usam grandes grupos musculares ritmicamente e continuamente, e elevam os batimentos cardíacos e a respiração durante algum tempo.
Pense no exercício aeróbico como sendo longo em duração e baixo em intensidade.

  Dentre algumas das atividades aeróbicas mais comuns estão: andar, correr, pedalar e remar.
Além dos benefícios para a queima de gordura, os exercícios aeróbicos são muito benéficos também para melhorar a saúde de modo geral.

Características da Ginástica aeróbica

É uma ginástica composta por exercícios que estimulam a melhora do desempenho cardiovascular através do incremento do uso do oxigênio pelo corpo do indivíduo e permitindo que o coração trabalhe de forma mais compassada.

Para que as rotinas de treinamento aeróbico possam produzir adaptações na direção desejada, torna-se necessário estabelecer combinação entre componentes básicos: freqüência, duração e intensidade dos esforços físicos. Isso quer dizer que é necessário ir com freqüência de pelo menos 3 vezes por semana, com duração determinada e intensidade. Por isso que muitas pessoas que fazem caminhada a muito tempo do mesmo jeito não conseguem ver resultados.
Qualquer treinamento aeróbico e atividade física precisa de uma prescrição de treino correta para que os objetivos apareçam e os resultados sejam satisfatórios. Por isso sempre friso a necessidade do acompanhamento de um profissional de educação física, mesmo que você não matricule em uma academia, contrate para fazer uma consulta e prescrever exercícios para que você mesmo fazendo caminhada em um parque tenha resultados.


Abraços fortes,
Gustavo Delfino